Festa de 15 anos: o miniguia para debutantes



As celebrações temáticas estão em alta e são perfeitas para uma festa de 15 anos. Veja mais o que não pode faltar nesse dia!


A festa de 15 anos é um grande momento na vida de uma adolescente. Isso porque, além de poder realizar a festa perfeita, será o dia em que todos os olhares estarão voltados somente para a aniversariante. 

Mas é preciso se organizar com antecedência para que tudo saia perfeito e com a cara da debutante. Por isso, além de criar site para festa, é necessário pensar em todos os detalhes com calma, para não correr o risco de errar em algumas escolhas. 

Se você precisa de informações sobre tudo o que for relacionado a festa de 15 anos, você está no lugar certo!

Preparamos um miniguia que aborda detalhes sobre a organização, escolha do vestido, escolha do local, buffet, temas diferentes, ideias de animações para a festa e muito mais. Acompanhe!

Festa de 15 anos: de onde vem a tradição?

O hábito de celebrar os 15 anos de uma adolescente veio das civilizações Maia e Asteca, como uma espécie de ritual da puberdade. Mas a tradição se popularizou na Europa, no século 19, como uma forma de apresentar a adolescente à sociedade. 

E para isso, os pais não poupavam. A festa era regada com boas comidas e bebidas, mostrando que os seus responsáveis tinham dinheiro suficiente para pagar o dote da filha. Portanto, o ato também significava poder! 

Atualmente, esse costume já não é tão presente por lá. Por aqui, nunca saiu de moda! A tradição continua sendo alimentada com grandes e modernas festas. Afinal, esse momento é especial, não só para a debutante, mas para seus pais e familiares.

A grande diferença é que as festas unem modernidade e tradição, se transformando em um verdadeiro acontecimento na vida das meninas. 

A nova festa de 15 anos: tradição e modernidade lado a lado

Como vimos, as festas de 15 anos são uma tradição. Porém, passaram por transformações e modernizações ao longo do tempo. Hoje em dia, são grandes eventos, repletos de elementos atuais, mas sem perder o encanto da apresentação da debutante.

Enfim, a festa está cada vez mais personalizada e com a cara da aniversariante. Aliás, essa é uma tendência importante: promover um evento que agrade à adolescente e seus amigos.

valsa festa 15 anos

Apesar disso, há espaço para a tradição da entrada com o pai e a valsa dos 15 anos. Esses momentos nunca saem de moda! Afinal, são o ponto alto da festa e colocam a aniversariante em destaque. 

O miniguia para festa de 15 anos

Para que você não fique perdido com tantos detalhes, tradicionais e mais modernos, preparamos este miniguia para festa de 15 anos. Continue a leitura e anote tudo!

Montando sua lista de convidados

Definir as pessoas é o primeiro passo para começar a organizar qualquer festa, certo? Acontece que, pensando em uma festa de 15 anos e a proporção que ela terá, a partir desse item é possível estabelecer prioridades, como o salão de festas. 

A melhor maneira de começar é definir com os pais o orçamento para a festa e saber o custo por convidado. A partir disso, comece a montar sua lista, cuidando para não deixar ninguém importante de fora.

Lembrando que essa lista servirá também para definição do buffet, convites e vários outros detalhes!

Escolhendo o tema

Já pensou em um tema para sua festa? Basta dar uma olhada pelas redes sociais e no Google para perceber que as celebrações temáticas estão em alta.

E como encontrar a temática perfeita? Nossa dica é ser original, ficar atento às tendências e, claro, escolher algo que esteja de acordo com o perfil e preferências da debutante.

Para te ajudar, preparamos uma lista com algumas ideias de temas: 

> Boho Chic

> Neon;

> Galáxia;

> Balada;

> Festa a Fantasia;

> Ambiente decorado com cores mais ousadas, como preto com dourado e roxo;

> Série preferida, como Emily em Paris.

E por falar em redes sociais, jovens adoram tirar fotos, não é mesmo? Por isso , independente do tema escolhido, monte um espaço instagramável!

Peça ao decorador para montar um ambiente totalmente dentro do tema, onde os convidados poderão fazer fotos e entrar no clima. E, claro, peça a eles que marquem o @ da aniversariante em suas postagens, e se quiser, crie um hashtag para o evento.

Escolhendo o vestido

Talvez o estilo de vestido para festa de 15 anos mais tradicional seja o “princesa”. Ainda assim, pode ser que a aniversariante escolha algo mais moderno e que esteja de acordo com o tema da festa e com a moda atual.

Além disso, vale investir na troca de looks. Nesse caso, a aniversariante pode escolher um vestido mais formal para a entrada e valsa e outro para curtir a festa, inclusive com um tênis.

A ideia é que ela aproveite ao máximo seu momento. Para isso, estar confortável e adequada para todos os espaços é muito importante, não é mesmo?

E uma dica extra: muitas debutantes têm optado por tênis decorados para acompanhar o look, dando um ar mais despojado e ainda mais conforto ao visual.

Escolhendo o local

A escolha do local é mais uma decisão importante. Além de comportar seus convidados com conforto, o ambiente deve estar de acordo com a proposta e decoração da festa. Por isso, é preciso pensar se ela será em local aberto ou em um salão de festas.

Pesquise na sua região os melhores ambientes para celebração desse tipo. E, claro, não se esqueça de conversar com pessoas que já fizeram festa neste lugar e buscar as avaliações atribuídas ao espaço. 

Escolhendo o buffet e drinks

Chegou a hora de pensar no buffet! A dica aqui é investir nas tendências e fazer uma festa ainda mais moderna. Os finger foods são uma escolha certeira e agradam jovens e adultos. Veja algumas opções:

> mini-hambúrguer;

> pizza no cone;

> batatas gourmet;

> camarão na moranga;

> fondue de coxinha;

> dadinho de tapioca com geleias;

> escondidinho de carne seca.

Além disso, é legal montar ilhas e aparadores, onde os convidados podem servir sempre que desejarem. Quer algumas dicas? As famosas ilhas gastronômicas, ilhas mineiras e as  massas ao vivo fazem sucesso! E não se esqueça do bolo, heim!?

bolo festa 15 anos

Em relação às bebidas, é importante ter opções com e sem álcool. Menores de 18 anos não devem beber, mas isso não significa que não terão boas opções. Um bar de drinks com opções não alcoólicas é uma ótima alternativa.

Para não errar nesse ponto, vale a pena ouvir a opinião do cerimonialista da casa de festas escolhida!

Ah… e como a personalização é uma tendência, que tal oferecer drinks com a cara da debutante? Ela pode escolher os sabores, cores e até os nomes. Para finalizar, a bebida pode ser servida em taças personalizadas — uma ótima lembrança do evento.

Para a mesa de doces, peça um bolo que esteja de acordo com o tema escolhido, mesmo que seja falso e que as fatias já estejam cortadas na cozinha. Ainda pensando nas sobremesas, duas escolhas bastante atuais são o sorvete com brownie e minichurros.

Garantindo a animação da festa

Agora é o momento de pensar na animação da festa. Assim como as outras dicas, essa merece sua atenção. Afinal, uma festa animada do início ao fim, garante o entusiasmo de todos os convidados. 

Por isso, pense na possibilidade de contratar um DJ ou banda ao vivo. E não se esqueça da escolha da playlist. É importante que ela agrade a aniversariante e aos convidados. 

Veja mais alguns itens bem originais e que deixarão ninguém parado: 

> robôs de led na pista;

> carrinho de picolé;

> dançarinos para animar a galera;

> personagens vivos e estátuas;

> cabine de fotos.

Por falar em pista de dança, entregar uma sandália personalizada para as convidadas é um mimo que vale a pena ser inserido em seu evento. Assim, todos poderão aproveitar e dançar bastante.

Criando um site para festa

Para fechar com chave de ouro as nossas dicas para uma festa de 15 anos perfeita, crie um site para esse evento. Veja só os benefícios de fazer isso na Hapy:

> você recebe os presentes escolhidos pelos convidados em dinheiro. Dessa forma, não corre o risco de ganhar algo que não goste ou não sirva;

> a confirmação de presença é online. Ou seja, nada de ficar ligando para cada um de seus convidados;

> você pode enviar um convite digital. Essa é a maneira mais moderna de avisar o seu convidado sobre sua festa de 15 anos.

> Nada melhor do que fazer uma contagem regressiva com os convidados, certo? Aqui na Hapy, você tem a opção de criar o save the date dentro do seu site;

> Escolha as melhores fotos da debutante, assim como imagens em que ela esteja com outros convidados da festa e faça seu mural com álbum de fotografias. Sim, aqui na Hapy isso é possível. 

Faça seu site com a Hapy!

Depois de todas essas dicas, fazer uma festa de 15 anos inesquecível não será um problema! Este miniguia contém informações essenciais, mas que garantem o sucesso do seu evento.

Sendo assim, aproveite cada um dos tópicos e curta cada momento dessa fase de planejamento. Ah… e não se esqueça de que o site da Hapy pode tornar tudo mais simples e prático! 

Então faça agora mesmo o seu cadastro e monte o seu site gratuitamente!


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 18/04/2024

Porquê você deve fazer uma lista de presentes para a sua festa de 15 anos

Leia Mais
Card image cap

Postado em 09/04/2024

Dicas essenciais para contratar o fotógrafo perfeito para sua festa de 15 Anos

Leia Mais
Card image cap

Postado em 19/01/2024

Festa de 15: Uma festa inspirada na The Eras Tour da Taylor Swift

Leia Mais

Ver mais postagens