Decoração de festa de Halloween: 5 dicas assustadoramente incríveis!



A decoração de uma festa de Halloween pode ser muito mais criativa se você fugir do convencional e apostar em ideias divertidas. Saiba mais!


O Halloween, ainda que seja de origem norte-americana, já se tornou há muitos anos um evento bastante comum nas comemorações dos brasileiros. Isso porque ele une um pouco de tudo que amamos, como comidas, bebidas e a possibilidade de uma festa.

E não é só isso!  É um momento onde podemos apostar na criatividade para fugir um pouco do convencional, seja na escolha de canções menos habituais para uma festa, ou até mesmo em um ambiente que priorize gostos como filmes e séries de terror.

Por isso, confira o artigo exclusivo que a Hapy preparou e veja como deixar a decoração da sua festa de Halloween horripilantemente criativa! Boa leitura!

Festa de halloween decoração

Afinal, como surgiu a comemoração de Halloween no Brasil?

Em nosso país, o Halloween como conhecemos hoje foi introduzido na metade do século 20, mas ganhou força no final dos anos 90, quando a Internet e a globalização, trouxe popularidade maior à cultura dos outros países por aqui.

Por muito tempo, houve quem questionasse a celebração de um evento de origem inglesa. As raízes do Halloween são do Reino Unido e seu nome deriva de “All Hallows Eve”, um termo antigo que significa “véspera dos santos”, uma vez que ele acontece anteriormente ao Dia de Todos os Santos.

A explicação mais aceita sobre o surgimento do Halloween é que ele teria sido uma festividade do Século 18 que comemorava o fim do verão no hemisfério norte.

Halloween em algumas partes do mundo

Em cada cultura, o Halloween ganhou outros contornos que conversam com a cultura local. Por exemplo, no México, ele se fundiu às tradições indígenas e termina apenas no Dia dos Mortos, onde a comemoração é para celebrar a vida daqueles que já partiram.

No Brasil, o dia 31 de outubro se transformou, através da lei federal, no Dia do Saci. Dessa forma, a intenção foi ressignificar a data, aproximando-a do nosso folclore.

Mas isso não tira o mérito ou a diversão que a festa pode ter. Aliás, pode até mesmo potencializar as diversas possibilidades de figurino e decoração.

Confira a seguir algumas ideias incríveis para a sua festa de Halloween!

5 Dicas para uma decoração de Halloween que encante seus convidados!

Aprendeu um pouco mais sobre o Halloween mas ainda não sabe como decorar a sua festa? Pois não se preocupe. A Hapy separou as melhores dicas e organizou 5 formas de comemorar o 31 de outubro com muita criatividade.

1 - Festa tradicional de Halloween: o que não pode faltar

Primeiramente, decidimos apostar numa festa de Halloween com decoração mais tradicional e, para isso, separamos todos os itens para um check list completo. Em geral, eles se relacionam com itens que causam, no dia a dia, espanto, repulsa ou medo.

Por exemplo, caldeirões, morcegos, aranhas, insetos, teias e outros.

Entre as cores da decoração de Halloween, se destacam o preto, em combinações com roxo, laranja e vermelho. Aliás, o uso do vermelho pode remeter em diversos pontos da decoração ao sangue, presente em filmes e séries de horror e que, para o evento, darão o toque especial.

Isso porque a cor pode estar presente na iluminação, na composição dos drinks, ponches, nos alimentos, e até mesmo na maquiagem de fantasias que remetem ao terror.

Por falar em iluminação, uma solução simples e eficaz é o uso de abóboras decorativas (verdadeiras ou de plástico), que podem ser distribuídas por toda a casa para criar uma atmosfera mais sombria e que converse com a proposta da festa.

De modo geral, as lojas de artigos para festa apostam em todos esses itens em data próxima ao Halloween, então o ideal é misturar aqueles de sua preferência e conseguir deixar o ambiente com pouca iluminação. E claro, sugerir que os convidados venham fantasiados e apostar numa playlist com músicas que se relacionem com o terror.

Dessa forma, você já tem sua decoração de festa de Halloween tradicional e está pronto para receber os amigos. Mas se sua intenção é fugir do convencional, após conhecê-lo, temos outras opções!

Festa de halloween decoração

2 - Transforme o Halloween em uma festa temática sobre o folclore brasileiro

Ok, você ama a temática do Halloween mas deseja aproximar sua comemoração de algo mais brasileiro? Não há problema. Aliás, a própria comemoração do Dia do Saci já indica o que pode ser feito.

Ou seja, é possível dar uma cara mais nacional para o evento, inserindo itens de nossa cultura local na decoração. Para isso, pense em nossos personagens como a cuca, o boitatá, o saci, o curumim, a caipora, a iara e outros, e veja como os elementos que os acompanham podem estar inseridos na decoração.

Por exemplo, é possível apostar em sons de floresta para ambientar os espaços. Além disso, é possível desenhar os rostos destes personagens nos balões de decoração, ou fazer docinhos personalizados de cada um deles.

Neste caso, não se esqueça de orientar seus convidados para que as fantasias também sejam de personagens do folclore brasileiro. Para a pista de dança, uma projeção com imagens e pequenos filmes que retratam esses personagens é uma boa pedida.

3 - Inspiração mexicana rende luxo e sofisticação para a decoração de Halloween

Outra alternativa para diversificar o conceito básico de decoração para Halloween é faz um evento temático que converse diretamente com o Dia dos Mortos mexicano. Dessa forma, itens como velas e fotos podem fazer parte do ambiente.

Se você pretende levar o tema para o cardápio, o importante é dar o protagonismo para doces, balas e pães à mesa, que podem ter bastante caveiras em toda sua volta.

No Pinterest é muito fácil encontrar sugestões de maquiagens, e as fantasias, em geral, remetem às roupas tradicionais da cultura mexicana, com chapéus enormes, laços, flores e muitas cores misturadas a símbolos que representam a morte, como cruzes e caveiras.

Para a playlist, é possível separar faixas com canções tradicionais mexicanas ou mesmo ritmos latinos que sempre são muito requisitados nas pistas de dança.

Desenhos animados como Viva: A vida é uma festa! e Festa no céu são ótimas fontes de inspiração para a decoração de festas de Halloween com um toque mexicano do Dia dos mortos.

Festa de halloween decoração

4 - De volta aos anos 80 e 90: o auge do terror no cinema

A dica aqui é uma excelente alternativa, que certamente terá grandes entusiastas, principalmente na faixa dos 40 anos. Isso porque, quem tem aproximadamente essa idade, certamente viveu uma era de ouro dos filmes de terror.

Personagens como Jason, Freddy Krueger, Leatherface, Michael Myers, Chuck, Ghostface, Candyman e outros estavam no auge e, nos telões de cinema, garantiam bons sustos nos saudosistas. Então que tal trazê-los para dentro da sua decoração de Halloween e se certificar que sua festa ficará repleta de medo e cultura pop?

Como todos estes filmes, chamados “slasher”, investem numa aura gore, com corpos e pedaços partidos, tudo isso pode compor o ambiente, que também ficarão incríveis com o uso de fitas zebradas que indicam para não ultrapassar locais de crimes.

Outros filmes da época também podem contribuir, como usar uma TV fora do ar (similar ao que acontece em Poltergeist) como item de decoração ou dedos e parte de corpo cenográficos que podem ser feitos com legumes ou frutas.

Taças misteriosas, copos temáticas e bebidas coloridas fazem toda a diferença, e para isso é só utilizar corantes comestíveis para tonalizar os comes e bebes e dar preferência a drinks de cores fortes.

Por fim, para deixar tudo ainda mais tenebroso, providencie tubos de ensaio e seringas para servir os shots de bebidas vermelhas. E não se esqueça de clipes e músicas destes principais filmes, além daqueles que são referência nesta estética.

Festa de halloween decoração

5 - Haloween e modernidade: como aliar terror e tecnologia para sua festa

A última dica funciona como uma alternativa que potencializa as outras opções para aqueles que preferem a modernidade ao saudosismo. Por isso, não se preocupe se você busca mais ousadia para sua decoração de festa de Halloween.

É possível utilizar canhões de luzes e projeções de led para criar uma pista de dança, fumaça para deixar o ambiente mais fantasmagórico e até mesmo criar um cantinho instagramável para fotos, com posters de sucessos atuais de séries como Missa da Meia-Noite, Bates Motel ou American Horror Story.

Para os convidados, é possível sugerir que se fantasiem de seus personagens favoritos de horror contemporâneo, e além dos itens que enumeramos nos outros tópicos, a decoração pode ter copos personalizados com as fotos de atores ou de filmes e séries em alta.

Festa de halloween decoração

Como organizar uma festa de Halloween?

A organização de uma festa de Halloween se difere pouco de um aniversário ou open house, exceto pelo fato de que seus convidados podem contribuir de modo mais efetivo na aquisição de tudo que irá compor a festa.

Ou seja, é um evento onde o anfitrião não precisa cobrir todas as despesas da festa, e pode, por exemplo, criar uma lista de presentes virtual onde irá arrecadar o valor necessário para comprar todos os itens.

Para isso, a melhor alternativa é criar seu evento com a Hapy! Dessa forma, você terá soluções que facilitarão a organização da sua festa de Halloween, com um site personalizado onde você poderá:

  • Contratar serviços para a criação do Save the Date;

  • Oferecer confirmação online para seus convidados;

  • Galeria de fotos;

  • Acessar um checklist das principais etapas da festa;

  • Criar uma lista de presentes com conversão em dinheiro, que irá permitir que se consiga comprar tudo que é necessário para seu evento ser um sucesso!

Então, faça o seu cadastro agora mesmo! E para acessar outros conteúdos e dicas sobre os mais diferentes tipos de festas, não deixe de conferir os artigos do Blog da Hapy.


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 19/04/2022

Bentô Cake: tendência no mundo dos bolos!

Leia Mais

Ver mais postagens